10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz (tudo sobre Gerenciamento do Tempo) (2022)

Publicado dia 9 de março de 2017

Renata Freitas de Camargo

Tempo médio de leitura

13 min

Quantas vezes você já pensou que seu dia precisaria ter mais que 24 horas para dar conta de tudo? E caso seu dia tivesse mais horas, você realmente conseguiria fazer tudo ou teria mais tarefas ainda a executar?

10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz (tudo sobre Gerenciamento do Tempo) (2)A verdade é que temos tempo suficiente para cumprir nossa rotina, o que pode estar faltando é o controle que temos do nosso tempo, ou melhor, a maneira como o administramos.

É aquela história: duas horas podem ser o suficiente para escrever um relatório, mas podem ser pouco tempo para dar conta de todas as abas abertas no computador. O que vai decidir é, entre outras coisas, o foco que se dá a cada atividade sendo realizada.

Falando do ambiente corporativo, sabemos que hoje em dia precisamos dar conta das nossas atividades de rotina juntamente com aquelas que vão surgindo inesperadamente. É aí que entra a Gestão do Tempo: de acordo com ela, é possível organizar e planejar sua rotina, inclusive levando em consideração o inesperado.

Para falar mais sobre o assunto preparamos um artigo com estratégias que você pode adotar para um melhor Gerenciamento do Tempo.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é a Gestão do Tempo?
  • Vantagens do Gerenciamento de Tempo
  • 10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz
    • #01 - Delegue as tarefas
    • #02 - Priorize o trabalho
    • #03 - Fuja da procrastinação
    • #04 - Agende as tarefas
    • #05 - Evite o estresse
    • #06 - Defina deadlines
    • #07 - Evite fazer mil coisas ao mesmo tempo
    • #08 - Comece cedo
    • #09 - Faça pausas
    • #10 - Aprenda a dizer não
  • A Gestão do Tempo e as atividades que fogem da rotina
  • Concluindo com um BÔNUS para você!
    • (Video) Dez Dicas Administração do Tempo e Estratégia - Leandro Karnal

      O que é a Gestão do Tempo?

      Gestão do Tempo, ou Gerenciamento do Tempo, é o processo de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina. Ela diz respeito a quantidade de tempo despendido para executar cada tarefa do seu dia.

      10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz (tudo sobre Gerenciamento do Tempo) (3)Um bom Gerenciamento do Tempo requer uma mudança do foco que se dá tanto para as atividades quanto para os resultados. Muitas pessoas associam o “estar ocupado” com produtividade. Na verdade, estar ocupado não é o mesmo que ser eficaz. Quer um exemplo?

      Quantas vezes você passou o dia começando diversas tarefas e não conseguindo concluir nenhuma? Ou, caso tenha concluído alguma, você sabe, no seu íntimo, que poderia ter feito melhor?

      Isso acontece justamente porque, de maneira geral, estamos acostumados a ter que dividir nossas atenções com o variado número de tarefas que surgem durante nossa rotina. Sabemos que isso é igual para todos e que no atual mundo corporativo temos que pensar e agir rapidamente. Mas se temos que apagar incêndios ou se precisamos resolver tudo para ontem, podemos usar o tempo a nosso favor.

      Então, anota aí 3 regras de ouro do Gerenciamento do Tempo:

      • Gestão do Tempo diz respeito ao tempo que é gasto nos lugares certos para fazer as tarefas certas;
      • Gestão do Tempo está relacionado ao conhecimento de prioridades, obrigações e sua agenda;
      • Gerenciar o Tempo gasto na vida profissional é beneficiar também todas as outras áreas da sua vida.

      Fazer a Gestão do Tempo, portanto, não significa encontrar maneiras de trabalhar mais, mas sim de fazer o uso correto do tempo que se tem. É o que chamamos de fazer mais em um número de horas menor.

      Vantagens do Gerenciamento de Tempo

      Se até aqui você ainda não está decidido a adotar a Gestão do Tempo em sua vida, separamos mais uma lista de vantagens para te ajudar a dar o próximo passo:

      • Menos estresse. Gerenciar seu tempo reduz diretamente os níveis de estresse.
      • Menos surpresas. Com a Gestão do Tempo aquela história de ser pego de surpresa por um deadline apertado não vai acontecer (ou pelo menos reduzir drasticamente as chances).
      • Mais tarefas executadas. Claro que aumentar a produtividade é um dos principais objetivos do Gerenciamento do Tempo. Quando se está ciente do que precisa ser feito é muito mais fácil gerenciar suas to-do tasks. Assim será possível que cada tarefa seja executada em seu tempo certo.10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz (tudo sobre Gerenciamento do Tempo) (4)
      • Menos retrabalho. Ser organizado está diretamente ligado com menos retrabalho e menos erros. Imagine se, na correria, você esquece dos detalhes discutidos ou das instruções dadas? Isso com certeza irá levá-lo a um trabalho extra, não é mesmo?
      • Mais tempo livre. Sabemos que não podemos criar mais tempo (acredite, 24h é mais do que suficiente para um dia). No entanto, todos podemos usar melhor das 8 horas que temos no ambiente de trabalho fazendo o uso correto deste tempo.
      • Menos tempo perdido. Quando você sabe exatamente o que deve ser feito, menos é gasto em tempo ocioso. Ao invés de ficar imaginando o que deve ser feito em seguida, você pode se adiantar e já iniciar a próxima atividade.
      • Mais oportunidades. Fazendo bom uso do tempo você estará apto e melhor preparado a mais oportunidades.
      • Melhora na reputação. Tanto na vida profissional quanto na pessoal você será sempre aquela pessoa em que todos podem confiar. Ninguém irá questionar se, por exemplo, você aparecerá em uma reunião, se fará o que prometeu ou se respeitará o deadline.
      • Menos esforço. Existe um entendimento errado de que aprender a Gerenciar o Tempo requer um esforço extra. Ao contrário, a Gestão do Tempo permite que sua vida se torne mais fácil, seja para fazer as malas para a viagem do final de semana ou para terminar aquele planejamento orçamentário. Inclusive, aqui na Treasy este é um dos nossos valores: Work Smarter!
      • Mais tempo no que realmente importa. Gerenciar o Tempo é alocá-lo nas tarefas de mais impacto. Com a correta Gestão do Tempo você passará mais horas naquilo que for realmente importante para o seu dia.
      • Menos problemas. Sabe aquela história de que criamos nossos próprios problemas? Seja uma reunião que foi esquecida, ou um prazo não cumprido, deixar de gerenciar o tempo pode resultar em atritos nas variadas esferas da vida. Planejar e se preparar para o dia que virá evita que criemos nossos próprios problemas.

      Vantagens entendidas, agora a questão é: como fazer uma Gestão de Tempo que atue a nosso favor?

      10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz

      10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz (tudo sobre Gerenciamento do Tempo) (5)

      Antes de mais nada, é preciso entender que tudo começa com organização. Portanto, o segredo é organizar suas tarefas e usar o seu tempo de maneira eficiente a fim de cumprir com as atividades que forem surgindo (além daquelas que fazem parte da rotina).

      Sabemos que é muito difícil planejar a Gestão do Tempo do dia para a noite, até porque não existe um plano a ser seguido. O que funciona para uma pessoa pode ter o efeito contrário em outra. Tudo é uma questão de encontrar o que será bom para você e o que se adequará ao seu modo de trabalho e rotina.

      (Video) GESTÃO DO TEMPO, FOCO E PRODUTIVIDADE - @pablomarcal1

      E para guiá-lo nesta jornada, dá uma olhada nas estratégias que separamos:

      #01 - Delegue as tarefas

      É muito comum para a maioria de nós acabar executando mais tarefas do que poderíamos (ou deveríamos). Você já deve ter passado por isso e sabe o estresse que acaba gerando no final. Aprenda a delegar e entenda que ao fazer isso você não está fugindo das suas responsabilidades. Delegar, aliás, é uma função importante de quem tem cargos de gerênciaou liderança. Aproveite e dê mais responsabilidades aos seus subordinados ou a outras pessoas da sua equipe, sempre respeitando suas habilidades e seus conhecimentos.

      10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz (tudo sobre Gerenciamento do Tempo) (6)#02 - Priorize o trabalho

      Antes de o dia começar faça uma lista das tarefas que precisam da sua atenção imediata. Lembre-se que as tarefas não tão importantes assim podem consumir até mais tempo do que aquelas que exigem uma execução/finalização rápida. Isso sem contar que algumas das tarefas têm que ser terminadas naquele mesmo dia, enquanto outras podem esperar um pouco mais. Em suma: priorize suas tarefas e foque naquelas que são mais importantes.

      #03 - Fuja da procrastinação

      Ultimamente muitos artigos têm sido escritos sobre o mal da procrastinação. E não é para menos, afinal ela é um dos itens que mais afetam negativamente a produtividade e pode resultar em um gasto desnecessário de tempo e energia. De uma maneira geral, procrastinamos as tarefas mais complicadas ou as menos prazerosas.

      Uma dica aqui é pensar sempre no por quê aquela determinada tarefa é importante e qual será seu resultado em curto, médio e longo prazo. Além disso, claro, peça ajuda sempre que achar necessário ou divida a tarefa em atividades menores, delegando-as (não é à toa que o item “delegar tarefas” é o número 1 desta lista).

      #04 - Agende as tarefas

      Seja com um aplicativo para gerenciar tarefas, uma planilha ou um caderno de anotações, faça uma lista de todas as tarefas que vêm em sua mente. Faça uma simples “To-do list” antes de o dia começar, priorizando as tarefas (conforme falamos anteriormente) e tenha certeza de que elas são tangíveis (por exemplo: não adianta pensar que você terminará uma atividade X naquele dia se você sabe que ela exigirá mais tempo de você).

      #05 - Evite o estresse

      10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz (tudo sobre Gerenciamento do Tempo) (7)O estresse ocorre quando aceitamos mais do que somos capazes de aguentar ou de dar conta no nosso dia. O resultado disso você pode já ter vivenciado: acabamos nos sentido cansados e nossa mente parece não querer funcionar. Aqui, mais uma vez, entra a dica número 1 da lista: delegue!

      #06 - Defina deadlines

      Assim que você assumir uma tarefa, defina um deadline realístico e mantenha-se nele.

      #07 - Evite fazer mil coisas ao mesmo tempo

      Ok, sabemos que a maioria de nós sente que fazer mil coisas ao mesmo tempo é sinônimo de conseguir cumprir o maior número possível de tarefas, mas a verdade é que o ser humano faz melhor suas atividades quando foca e concentra em uma coisa de cada vez. Ser multitarefas pode estar sabotando a sua produtividade.

      #08 - Comece cedo

      Você já deve ter lido isso em algum lugar: a maioria dos homens e mulheres de sucesso começam seus dias cedo. Assim, essas pessoas têm mais tempo para sentar, pensar e planejar as próximas horas. Acordar cedo pode deixá-lo mais calmo, criativo e com uma mente mais livre para pensar no dia que está por vir. Estudos mostram que conforme o dia vai passando o nível de energia diminui, o que afeta a produtividade e, por consequência, sua performance no trabalho.

      #09 - Faça pausas

      Quando você achar que está em um beco sem saída, ou quando olhar para as diversas abas abertas no seu computador e não saber mais onde clicar, permita-se uma pausa. Vá pegar um café, um copo de água, troque ideias com um colega ou escute uma música.

      (Video) Estratégias para uma gestão do tempo eficaz | Método Christian Barbosa

      #10 - Aprenda a dizer não

      Talvez essa seja a regra de ouro e aquela que deve ser adotada por todos. Caso você já se veja sobrecarregado, saiba dizer um “não” de maneira educada, explicando seus motivos. Antes de sair pegando todas as tarefas ou projetos que passarem na sua mesa, dê uma olhada na sua to-do list. De nada adianta assumir mais responsabilidades se você terá que deixar algo de lado, certo?

      A Gestão do Tempo e as atividades que fogem da rotina

      10 estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz (tudo sobre Gerenciamento do Tempo) (8)Falamos sobre a importância do planejamento diário antes de começar um dia de trabalho. Planejar as atividades que se seguirão naquele dia é tarefa fácil. No entanto, sabemos que em muitos casos surgem problemas inesperados que colocam todo o planejamento por água abaixo.

      Neste caso, o ideal é procurar planejar sua semana priorizando o que deve ser feito cada dia, mas sempre deixando um espaço de duas a três horas para aquelas urgências que venham a surgir.

      Fazendo isso será possível realizar as atividades importantes e apagar os incêndios que forem surgindo no decorrer do dia sem a necessidade de acumular trabalho extra. Aqui sugerimos de duas a três horas, mas conforme falamos, não existe regra de ouro para o Gerenciamento do Tempo. O ideal é fazer uma análise da sua rotina e verificar uma média de tempo que é gasto no tratamento de atividades não planejadas.

      Concluindo com um BÔNUS para você!

      Percebeu o quão importante é saber gerenciar o tempo? Falando especificamente do conceito, dissemos que: ao processo de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de rotina chamamos de Gestão do Tempo ou Gerenciamento do Tempo.

      Conforme vimos, aprender a gerir o tempo não é sinônimo de encontrar maneiras de trabalhar mais, mas sim de fazer o uso correto do tempo que se tem. Não existem regras únicas para lidar com a Gestão do Tempo. O que existem são algumas boas práticas que podem ajudar a melhor controlar a maneira com que as horas do dia são administradas.

      Neste artigo apresentamos algumas estratégias, mas é importante destacar que cada pessoa tem que encontrar a sua maneira para melhor fazer o Gerenciamento do Tempo. Uma coisa é certa: independente do número de horas que se tenha pela frente, sem foco não há como administrar o tempo.

      Ficou claro para você? Nossa intenção com este artigo é o de fazê-lo refletir sobre como seu tempo está sendo organizado e planejado, para assim ajudá-lo a executar suas tarefas com ainda mais qualidade.

      E quando falando em Gestão do Tempo, nada como não desperdiçar tempo criando o que já existe. Neste sentido aproveitamos para te convidar a conhecer nossa área de materiais gratuitos para download:

      Nela, além de e-books, white-papers, webinars e infográficos, você encontra também dezenas de templates de planilhas e outros materiais prontos para as principais atividades de Planejamento e Controladoria de uma empresa. O que é melhor, todos eles gratuitos!

      (Video) COMO TER MAIS TEMPO EM 4 PASSOS

      Afinal, para que reinventar a roda, não é mesmo?

      E depois de baixar os materiais, não esqueça de deixar um comentário contando como eles te ajudaram e compartilhá-los também com seus colegas.

      Aproveite e compartilhe conosco também sua visão sobre Gestão do Tempo e o que você tem feito para melhor administrar e planejar sua rotina.

      (Video) Gestão de tempo e planejamento

      FAQs

      Quais são as 3 três dicas para se ter um bom gerenciamento do seu tempo? ›

      3. Organize seu tempo e evite distrações
      • é importante evitar o uso de celulares, redes sociais e aplicativos de mensagens durante o horário de trabalho. ...
      • a organização de tarefas evita a procrastinação. ...
      • separe a vida pessoal da profissional. ...
      • mantenha o foco para o cumprimento dos prazos ou objetivos.

      O que é e como fazer gerenciamento de tempo eficiente? ›

      Se você quer fazer um gerenciamento de tempo eficiente você precisa ter uma agenda. Muitas pessoas têm o hábito de utilizar a agenda, e acredite, basta observá-las para perceber que sempre elas têm tempo para fazer suas tarefas. Suas rotinas são bem administradas e organizadas nos menores detalhes.

      O que é gerenciar o tempo? ›

      A gestão do tempo é um processo de priorização e organização de tarefas que envolve seu planejamento e execução voltados ao melhor aproveitamento do tempo investido nelas, o que resulta em maior produtividade e eficiência.

      Qual a importância de fazer uma boa gestão do tempo? ›

      A importância e o impacto da gestão de tempo. Uma boa gestão de tempo ajuda o gestor a ser muito mais produtivo. Além disso, sem a sensação de estar afogado em trabalho, ele poderá motivar mais a equipe e estimular o desempenho do grupo.

      Como administrar o tempo no dia a dia? ›

      Confira a seguir as principais dicas de gestão de tempo e produtividade.
      1. Identifique prioridades. ...
      2. Liste suas tarefas e atividades. ...
      3. Use a tecnologia. ...
      4. Determine prazos. ...
      5. Organize os ambientes. ...
      6. Crie uma rotina. ...
      7. Sensação de realização. ...
      8. Mais tempo livre.
      28 Feb 2019

      O que é gestão de tempo e produtividade? ›

      Uma boa gestão do tempo e produtividade prevê que as atividades sejam executadas conforme a ordem das demandas previstas em um cronograma de projetos, para que as tarefas interdependentes não paralisem o workflow, criando gargalos de tempo, o que, por consequência, gera os temidos atrasos.

      Como organizar as 24 horas do dia? ›

      É um processo que demora tempo e deve ser interiorizado, para que comece a fazer parte da sua vida.
      1. ESCREVA COMO DESEJA PROGRAMAR O SEU DIA. ...
      2. DEFINA BEM AS SUAS PRIORIDADES. ...
      3. NÃO PLANEIE APENAS O DIA MAS SIM A SEMANA OU ATÉ O MÊS. ...
      4. DEFINA UMA HORA DE TÉRMINO. ...
      5. NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE DE TAREFAS. ...
      6. DÊ UMA RECOMPENSA A SI MESMO.

      Quais são os três elementos básicos da administração do tempo? ›

      Administração do Tempo
      • Sentido;
      • Realização;
      • Execução.
      25 Nov 2018

      Quais são os principais elementos da matriz do tempo? ›

      Com relação aos principais elementos matriz do tempo, tem-se os eixos da necessidade, eficácia, frustração e do desperdício.

      Como organizar o tempo de trabalho? ›

      10 dicas de organização no trabalho
      1. Organize seus horários de entrada e saída do trabalho. ...
      2. Conheça suas prioridades no dia a dia. ...
      3. Use uma agenda para manter a organização no trabalho. ...
      4. Controle suas atividades com ferramentas de organização. ...
      5. Reserve pausas e cuide do excesso de reunião.
      18 Aug 2022

      Como gerenciar o tempo para aumentar a produtividade? ›

      Gestão de tempo: 9 passos para aumentar a produtividade
      1. Vantagens da boa gestão de tempo. ...
      2. 1) Defina suas prioridades. ...
      3. 2) Identifique os ladrões de tempo. ...
      4. 3) Planejamento. ...
      5. 4) Qual o seu horário nobre? ...
      6. 5) Crie uma lista de tarefas diárias. ...
      7. 6) Faça uma coisa de cada vez. ...
      8. 7) Aprenda a dizer não.

      Como lidar com a falta de tempo? ›

      Psicóloga sugere hábitos para aliviar a sensação de escassez de tempo
      1. Leia mais. ...
      2. 1 - Estabelecer tempo livre e tempo ocupado - A rotina de demandas que vivemos nos coloca no piloto automático e tudo vira prioridade. ...
      3. 2 - Aprender a dizer NÃO - É preciso estipular períodos em que você não pode ser interrompido.
      11 Aug 2014

      Como planejar o tempo em função das metas? ›

      10 passos para fazer uma boa gestão do tempo
      1. Crie uma meta.
      2. Liste suas tarefas diárias.
      3. Priorize aquilo que é urgente.
      4. Tenha um calendário.
      5. Faça uma atividade de cada vez.
      6. Evite a procrastinação.
      7. Organize seu ambiente de trabalho.
      8. Faça pausas.
      26 Dec 2019

      O que fazer para ter mais tempo? ›

      Mas há outras opções que ajudam na suavizar seu dia a dia.
      1. O que fazer para ter mais tempo livre para aproveitar a vida.
      2. Tenha uma agenda como aliada.
      3. Liste tarefas por ordem de importância e de tempo.
      4. Utilize o tempo no trabalho de maneira eficiente.
      5. Planeje o que deseja fazer no tempo livre.
      6. Cuide das distrações vazias.
      3 Feb 2020

      Quais são os principais desperdiçadores de tempo? ›

      Os desperdiçadores de tempo mencionados por Cassia Irias são:
      • Desorganização pessoal;
      • Oscilação entre uma tarefa e outra;
      • Distração;
      • Redes sociais;
      • Incapacidade de dizer “não”;
      • Procrastinação;
      • Perfeccionismos;
      • Falta de planejamento.
      23 Apr 2020

      Quais são os problemas mais comuns na gestão do tempo? ›

      Erros que prejudicam sua gestão do tempo no trabalho
      • 1) Não delegar tarefas.
      • 2) Não estabelecer prioridades na gestão de tempo no trabalho.
      • 3) Usar metodologias e ferramentas arcaicas.
      • 4) Ter a caixa de e-mail desorganizada.
      • 5) Não fazer uso de plataformas integradas.
      4 Dec 2019

      Quando falamos em princípios da gestão do tempo? ›

      Questão 10/10 Quando falamos em princípios da gestão do tempo, podemos afirmar que: A É sempre mais rápido enviar e-mails, torpedos por celular ou deixar mensagens no Facebook das pessoas, pois todos estão conectados nas redes sociais. B É fundamental colocar nosso caráter acima das técnicas de gestão do tempo.

      Qual é o papel de um líder? ›

      O papel do líder é fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso das operações, guiando a equipe. Para ser uma liderança positiva, é preciso ser exemplo da cultura da empresa, conhecer seus liderados, saber delegar e etc. O papel do líder pode determinar o sucesso ou fracasso de um projeto, e até mesmo da empresa.

      O que fazer para evitar o retrabalho? ›

      Dicas para evitar o retrabalho
      1. Automatize processos operacionais repetitivos. ...
      2. Melhore a comunicação com a sua equipe. ...
      3. Estabeleça um planejamento, crie um cronograma e cumpra-o. ...
      4. Identifique e otimize processos ineficientes. ...
      5. Defina um dono para cada processo. ...
      6. Entenda cada processo do início ao fim.
      28 Sept 2021

      Como saber administrar as coisas? ›

      Um dos segredos de como administrar o tempo é: antes de qualquer tarefa ser realizada ela deve ser planejada. Metaforicamente falando, sempre antes de colocar “a mão na massa”, vale rever a receita, se todos os ingredientes já estão em mãos, e tomar todas as devidas precauções para que tudo ocorra bem.

      Quais são os 4 pilares da gestão do tempo? ›

      Os 4 pilares da Gestão do Tempo: Contatos, compromissos, anotações e tarefas. O professor Gustavo Fernandes fala sobre os 4 pilares da gestão do tempo.

      Como administrar seu tempo e os benefícios de se organizar? ›

      Estabeleça prioridades

      Alta prioridade: aqui devem entrar as atividades que não podem ser adiadas de maneira nenhuma, que precisam ser feitas o mais rápido possível. Média prioridade: essas tarefas são as que podem esperar um tempo menor para serem feitas e não comprometem a execução das atividades de alta prioridade.

      Quais são os três elementos básicos da administração do tempo? ›

      Administração do Tempo
      • Sentido;
      • Realização;
      • Execução.
      25 Nov 2018

      Qual a importância de fazer uma boa gestão do tempo? ›

      A gestão do tempo deixou de ser uma disciplina de controle e passou a ser fundamental para o equilíbrio, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Usar ferramentas adequadas de gestão do tempo promove melhor qualidade de vida, relacionamentos mais saudáveis e maior produtividade.

      Como gerenciar o tempo para aumentar a produtividade? ›

      Gestão de tempo: 9 passos para aumentar a produtividade
      1. Vantagens da boa gestão de tempo. ...
      2. 1) Defina suas prioridades. ...
      3. 2) Identifique os ladrões de tempo. ...
      4. 3) Planejamento. ...
      5. 4) Qual o seu horário nobre? ...
      6. 5) Crie uma lista de tarefas diárias. ...
      7. 6) Faça uma coisa de cada vez. ...
      8. 7) Aprenda a dizer não.

      Como organizar o tempo de trabalho? ›

      10 dicas de organização no trabalho
      1. Organize seus horários de entrada e saída do trabalho. ...
      2. Conheça suas prioridades no dia a dia. ...
      3. Use uma agenda para manter a organização no trabalho. ...
      4. Controle suas atividades com ferramentas de organização. ...
      5. Reserve pausas e cuide do excesso de reunião.
      18 Aug 2022

      O que é o 4 s? ›

      O modelo de 4S apresenta quatro premissas básicas no cotidiano das vendas: Solução, Serviço, Seriedade e Sinceridade.

      Por que o tempo é tão importante nos serviços? ›

      Isso impede que as tarefas se tornem urgentes e evita que ocorram atrasos nos seus projetos. Além de permitir que novas demandas sejam inseridas no planejamento das pessoas, a partir de um cronograma flexível e atualizado de forma constante.

      Quando falamos em princípios da gestão do tempo? ›

      Questão 10/10 Quando falamos em princípios da gestão do tempo, podemos afirmar que: A É sempre mais rápido enviar e-mails, torpedos por celular ou deixar mensagens no Facebook das pessoas, pois todos estão conectados nas redes sociais. B É fundamental colocar nosso caráter acima das técnicas de gestão do tempo.

      Quais são os problemas mais comuns na gestão do tempo? ›

      Erros que prejudicam sua gestão do tempo no trabalho
      • 1) Não delegar tarefas.
      • 2) Não estabelecer prioridades na gestão de tempo no trabalho.
      • 3) Usar metodologias e ferramentas arcaicas.
      • 4) Ter a caixa de e-mail desorganizada.
      • 5) Não fazer uso de plataformas integradas.
      4 Dec 2019

      O que leva ao desperdício de tempo? ›

      Uma das situações que mais acontecem desperdício de tempo são as reuniões mal organizadas e mal planejadas. Para evitar esta situação, deve-se primeiro saber pautar a reunião previamente. Se a pauta mais geral é o desenvolvimento de um projeto específico, todos os tópicos devem estar relacionados a este projeto.

      Quais são os principais elementos da matriz do tempo? ›

      Com relação aos principais elementos matriz do tempo, tem-se os eixos da necessidade, eficácia, frustração e do desperdício.

      Como planejar o seu dia a dia? ›

      Dicas para planejar sua rotina
      1. Tenha horários bem definidos. Definir horários é fundamental para que seu dia flua de forma equilibrada. ...
      2. Defina as prioridades. ...
      3. Faça anotações em uma agenda. ...
      4. Use a tecnologia como aliada. ...
      5. Não deixe de separar um tempo para o descanso. ...
      6. Sua opinião é muito importante!

      Como administrar seu tempo e os benefícios de se organizar? ›

      Estabeleça prioridades

      Alta prioridade: aqui devem entrar as atividades que não podem ser adiadas de maneira nenhuma, que precisam ser feitas o mais rápido possível. Média prioridade: essas tarefas são as que podem esperar um tempo menor para serem feitas e não comprometem a execução das atividades de alta prioridade.

      Como dividir o tempo do dia? ›

      É um processo que demora tempo e deve ser interiorizado, para que comece a fazer parte da sua vida.
      1. ESCREVA COMO DESEJA PROGRAMAR O SEU DIA. ...
      2. DEFINA BEM AS SUAS PRIORIDADES. ...
      3. NÃO PLANEIE APENAS O DIA MAS SIM A SEMANA OU ATÉ O MÊS. ...
      4. DEFINA UMA HORA DE TÉRMINO. ...
      5. NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE DE TAREFAS. ...
      6. DÊ UMA RECOMPENSA A SI MESMO.

      O que são ferramentas de organização? ›

      ferramentas que ajudam a organizar tarefas; ferramentas ideias para anotar informações.

      Videos

      1. 10 Tips for Time Management for Students // All As and A*s
      (Jaden Yee)
      2. GESTÃO DE TEMPO E PLANEJAMENTO I COMO EU FAÇO PRA ME ORGANIZAR
      (Cíntia Marques)
      3. Managing Your Time for Business Success
      (Carrie Green)
      4. 5 dicas - Gerenciamento de Tempo em Sala de Aula
      (Mil Planos)
      5. COMO SER MAIS PRODUTIVO | A TRÍADE DO TEMPO | Christian Barbosa | Resumo Animado do Livro
      (IlustradaMente)
      6. COMO GERENCIAR MELHOR O TEMPO - Jesuscopy Podcast
      (JesusCopy)

      Top Articles

      You might also like

      Latest Posts

      Article information

      Author: Tuan Roob DDS

      Last Updated: 10/26/2022

      Views: 6509

      Rating: 4.1 / 5 (42 voted)

      Reviews: 81% of readers found this page helpful

      Author information

      Name: Tuan Roob DDS

      Birthday: 1999-11-20

      Address: Suite 592 642 Pfannerstill Island, South Keila, LA 74970-3076

      Phone: +9617721773649

      Job: Marketing Producer

      Hobby: Skydiving, Flag Football, Knitting, Running, Lego building, Hunting, Juggling

      Introduction: My name is Tuan Roob DDS, I am a friendly, good, energetic, faithful, fantastic, gentle, enchanting person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.